domingo, 18 de março de 2012

ACODECOL NA TV MORENA






Os bastidores da ACODECOL estiveram movimentados nesta última semana. O presidente Bento Afonso Oliveira de Souza e os demais membros receberam a visita da equipe de reportagem da TV Morena (Rede Globo) no domingo, dia quatro, e da RIT (SBT) na quarta-feira, dia sete de março. O objetivo das duas emissoras era o mesmo, conhecer de perto o trabalho da entidade que tem chamado atenção pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos e a entrega dos derivados lácteos nas cidades sedes da Copa do Mundo em 2014, conforme o Projeto Talentos do Brasil Rural.
O dia da equipe da TV Morena começou logo cedinho para acompanhar o produtor rural desde a ordenha no campo, passando pela coleta do leite nos resfriadores dos assentamentos Caracol e Santa Marina em Bela Vista, onde entrevistaram diversos agricultores familiares. Puderam acompanhar também a entrega de outros produtos como mandioca, milho verde, limão, abóbora, banana, batata doce e outros que são entregues na merenda escolar através do PNAE e para as entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (CONAB).
A reportagem acompanhou a entrega destes produtos e dos lácteos na Escola Estadual Dr. Rubens de Castro Pinto, quando entrevistou o Diretor Maurício Villalba. Já no Laticínio Caracolac, acompanharam de perto a chegada da matéria prima na indústria, com o caminhão tanque e o processamento do leite e seu desdobramento nos diversos produtos. Ao final saborearam os deliciosos produtos Caracolac. Na oportunidade aproveitaram para conhecer as instalações da futura fábrica de beneficiamento de mandioca, que leva o Selo da Agricultura Familiar, com sua câmara de congelamento com capacidade de estocagem de 80 toneladas de mandioca por semana. A reportagem será divulgada no MS Notícias e no programa Globo Rural.
A equipe da RIT, responsável pelo Programa Revista Campo conheceu a indústria e todo o beneficiamento dos produtos e pode acompanhar de perto a ordenha na Chácara do Sr. Mina Garcia, que entre câmeras e tambores de leite relatou a transformação que sofreu o município de Caracol depois da instalação do laticínio. A equipe visitou o Assentamento Barra do Itá no município de Bela Vista e acompanhou o agricultor familiar em sua lavoura de mandioca e o carregamento do produto que foi distribuído nas instituições assistidas.
O presidente Bento Afonso comentou que com a veiculação dos trabalhos da ACODECOL nos programas de televisão, muitas pessoas poderão conhecer a intensidade do trabalho que é realizado com muito empenho e amor pela instituição, trazendo condições de comercialização aos produtos da agricultura familiar, gerando renda e fazendo com que o agricultor possa realmente ter um preço digno e justo pela sua produção, trazendo qualidade de vida ao meio rural.

As imagens gravadas foram ao neste final de semana (sábado e domingo) no globo rural.

Nenhum comentário: