quarta-feira, 28 de março de 2012

ENTREVISTA

Presidente do PMDB dá entrevista a rádio de associação em Caracol
PMDB DIRETÓRIO ESTADUAL | Terça-feira, 13 de Março de 2012 - 15h13
João Carlos Marchezan


O presidente do Diretório Estadual do PMDB de Mato Grosso do Sul, Esacheu Nascimento, foi entrevistado na manhã de sábado (10) por Bento Afonso, presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol – Acodecol. A entrevista foi transmitida pela rádio comunitária mantida pela associação.

Durante a entrevista Bento Afonso dirimiu as dúvidas dos ouvintes de Caracol e região sobre o momento político e a conjuntura do PMDB Estadual vislumbrando as eleições municipais que se avizinham. Tema recente do noticiário político, a Lei da Ficha Limpa foi uma das questões mais aventadas pelos ouvintes.

Além do entrevistado e entrevistador estavam presentes no estúdio para um bate-papo antes da entrevista o vice-presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães e a vice-presidente da Acodecol, Liziane Bomfim.

O presidente da Associação e entrevistador da rádio comunitária, Bento Afonso, elogiou a postura do presidente do PMDB e ressaltou a parceria de sua instituição com o governo do Estado. A Acodecol trabalha em sintonia com o poder executivo estadual que estabelece parcerias com os associados por meio de órgãos de governo como a Agraer.

Esacheu Nascimento também não poupou elogios à Associação que estimula a produção na região, atuando na área de laticínios e, ultimamente, na produção e industrialização de mandioca. “Fico extremamente feliz em saber que os produtos lácteos da Caracolac foram escolhidos para consumo dos atletas durante a Copa de 2014”, disse o presidente sobre o laticínio da Associação.

Acodecol no campo

Após o sucesso da rádio comunitária que atende as necessidades de comunicação de Caracol e região, a Acodecol resolveu investir na produção rural congregando pequenos produtores da região no associativismo. A exemplo do que ocorre em estados do sul do País, a Acodecol atingiu o êxito em seu intento ao levar seu laticínio, o Caracolac, a altos níveis de qualidade na produção.



Devido a isto e a isenção de contaminantes dos produtos, a mesma foi selecionada para fornecer os produtos para consumo dos atletas durante a Copa do Mundo de 2014. “Tudo que será consumido de produtos lácteos pelos envolvidos no campeonato mundial de 2014, será fornecido por nós”, explicou Bento Afonso ao dirigente estadual.

Novas Fronteiras

Transformado em realidade e com fornecimento, produção e consumo garantidos, o laticínio segue beneficiando enquanto a Associação busca novos mercados, investindo agora na produção e beneficiamento de mandioca de mesa.

Com a devida assistência técnica, os associados passam a produzir, também, a mandioca que será beneficiada na nova agroindústria da Associação e transformada produto pronto e congelado para o consumo. A agroindústria de beneficiamento de mandioca deve ser inaugurada nos próximos dias, ampliando a renda dos pequenos produtores da região e dando a Mato Grosso do Sul mais uma fonte de emprego e renda para melhorar as condições de vida de sua população.

Exemplo de produção familiar

A Acodecol vem se notabilizando como exemplo de sucesso no fomento à agricultura familiar. Participante das mais diversas feiras de produção deste segmento, a Associação é citada em outros eventos no estado e fora dele como modelo de associativismo que dá certo para os pequenos produtores.



Em junho de 2010 durante a 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - FENAFRA, a Acodecol, por meio do Laticínio Caracolac, representou MS na área de lácteos.

Na ocasião a primeira dama do País, dona Mariza se encantou com a associação e, Carinhosamente, o laticínio foi apresentado nacionalmente por ela, que expôs a camiseta do Caracolac a um público de mais de 200 mil pessoas de todo o Brasil e representações internacionais que estavam presentes no evento.

ACS PMDB/MS

Nenhum comentário: