quarta-feira, 28 de março de 2012

FÁBRICA DE PROCESSAMENTO DE RAIZ DE MANDIOCA

Acodecol e UNISOL Brasil firmam nova parceria
quarta-feira, 22 fevereiro 2012
O assessor técnico da UNISOL Brasil no Mato Grosso do Sul, Ari José de Souza, e o diretor presidente da Acodecol (Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol), Bento Afonso se reuniram, em 13 de fevereiro, para viabilizar parceria de apoio com os produtores da Agricultura Familiar que fornecerão mandioca para a fábrica de beneficiamento. O local está em construção no município e proporcionará a comunidade mais uma fonte de renda por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

De acordo com Afonso, a fábrica tem capacidade para armazenar 120 toneladas em câmaras frias, que produzirão cerca de 80 toneladas de mandioca semanal e mais quatro toneladas de polpa de fruta. Toda a semana será distribuída 80 toneladas de mandioca para instituições nos municípios de Caracol, Campo Grande, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito. “Cada pequeno produtor plantará um hectare de mandioca e terá sua compra garantida pela Acodecol, isto ira beneficiará 2 mil famílias”, disse.


Presidente da Acodecol, Bento Afonso, na construção da fábrica de beneficiamento. Foto: Arquivo UNISOL Brasil.
A expectativa é de que a fábrica seja inaugurada em março deste ano, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do governador do estado, André Puccinelli, representante da Conab que tem dado apoio ao empreendimento por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Hoje a Acodecol é a maior operadora do PAA no Mato Grosso do Sul, tendo 1,5 mil produtores cadastrados com venda de produtos garantida.

Para Souza, a Acodecol será a única representante do Mato Grosso do Sul a fornecer iogurtes para os hotéis e restaurantes que receberão atletas, delegação e turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. “Quando se trabalha em beneficio da comunidade desenvolvemos uma cidade melhor, por isso a parceria entre a UNISOL Brasil e Acodecol vem dando resultados”, mencionou.


Construção da fábrica de beneficiamento de mandioca e polpa de fruta. Foto: Arquivo UNISOL Brasil.
Tags: Acodecol, Agricultura Familiar, Centro-Oeste, mandioca

Nenhum comentário: